Tráfego Orgânico e Tráfego Pago
Tráfego Orgânico e Tráfego Pago: Qual a diferença? Existe um melhor?
Ola, o assunto de hoje é uma dúvida que muitas pessoas tem. Qual é a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago e se um é melhor que o outro.
Por isso esta é uma pergunta que eu recebo sempre, princialmente dos iniciantes que querem começar a trabalhar no digital, e querem construir sua presença na internet.
Neste artigo vou explicar como cada tipo funciona e como eles podem ajudar a melhorar a presença do seu negócio na internet. Então entendo mais sobre eles você vai poder se planejar para as metas de curto, médio e longo prazo.
A diferença entre Tráfego Orgânico e Pago?
Antes de diferenciarmos Tráfego Orgânico e Tráfego Pago, vamos primeiramente definir o que é tráfego no ambiente digital.
Agora vamos para as definições.
O que é Tráfego Orgânico?
Tráfego Orgânico é a maneira como os visitantes chegam a um site, blog ou outro local na internet de forma espôntanea, eles encontram sua página após uma pesquisa nos mecanismos de buscas, no qual o Google é a maior ferramentas para realizar essas buscas.
Então o Tráfego Orgânico não precisa de um investimento direto em anúncios para atrair o público para um determinado local na internet, mas em contrapartida é preciso investimento em criação de conteúdo de qualidade para a atração desse público, utilizar corretamente as técnicas de SEO para ser encontrado na internet, que inclui (uso correto de palavras chave, entender sua persona e saber se comunicar com ela, etc).
Para saber onde encontrar essas palavras chaves mais buscadas existem ferramentas próprias para isso como: Ubersuggest e a Ferramentas de Palavras Chave do próprio Google.
Vantagens e Desvantagens do Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico traz muitas vantagens para o seu negócio, a primeira delas é a relação custo benefício. Você vai ter que investir em contéudo para atrair seu público, além de utilizar as ferramentas adequadas para que consiga ser bem ranqueado.
Então dessa maneira você vai cada vez mais ficando mais próximo do seu público, e esse conteúdo gerado vai ficar por muito anos ali atraindo um público qualificado para o seu negócio, e nao somente enquanto você estiver investindo um capital para gerar tráfego para seu negócio.
A grande desvantagem do Tráfego Orgânico é que ele leva bem mais tempo para dar resultado, ao contrário do tráfego pago, que quando seu anúncio comecar a roda você já terá publico no Tráfego Orgânico você terá que ter mais paciência e fazer um trabalho bem feito de SEO para que seu site começe a receber visitas.
Conhece o Treinamento Fórmula Negócio Online? O melhor Curso que te ensina como ganhar dinheiro na internet. Clique aqui para conhecer.
Tráfego Pago
Como o próprio nome já diz, é o tráfego que você atrai investindo dinheiro nas plataformas. As principais hoje são Google Ads (Google e Youtube) e Facebook Ads (Facebook e Instagram).
Então esse processo é bem simples, você seleciona onde quer rodar seus anúncio, o valor que deseja investir, e assim que seus anúncios forem aprovados e forem relevantes para o público você já começa a receber visitas.
Vantagens e Desvantagens
O tráfego pago tráz inumeras vantagens para o seu negócio, como a capacidade de atrair um público muito maior para um determinada ocasião (uma promoção ou lançamento por exemplo), resultados bem mais rápidos de público te visitando.
- Capacidade de segmentação – você consegue segmentar muito bem que tipo de público deseja atrair, tendo muita flexibilidade para trabalhar com regiões, sexo, idade e várias outras informações que impactam nos resultados das suas campahas.
- Período – você pode escolher investir em tráfego pago por um determinado período ou ter campanhas que rodam direto dependendo das necessidades do seu negócio.
- Investimento – você seleciona quanto deseja investir, não correndo risco de investir uma quantia que fique além das suas capacidades, as plataformas dão a opção para você escolher quanto deseja investir por dia.
Conclusão
Na minha opnião nao existe nem melhor nem pior entre o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago, os dois tem que fazer parte da estrátegia do negócio e utlizados da maneira corretas vão estar trabalhando em conjunto e gerando muitos resultados para a empresa.