Consórcio da casa própria – Saiba como funciona

PUBLICIDADE

O sonho da grande maioria da população brasileira é de possuir a casa própria. Poder morar em um imóvel que é seu, fazer todas as melhorias e alterações que desejar e sair do aluguel é a vontade da maioria esmagadora das famílias brasileiras, e o consórcio da casa própria tem se mostrado uma ótima opção para isso.

Apesar de a casa própria ser a grande realização para a grande maioria das famílias, concretizar esse sonho não é assim tão simples. Primeiramente porque o valor do bem é elevado e o poder aquisitivo da grande maioria das famílias brasileiras é baixo. É ai que eles tem que partir para formas alternativas de aquisição, como por exemplo o financiamento e o consórcio da casa própria.

O que é consórcio

O consórcio é um modelo usado para aquisição de um bem móvel, imóvel ou serviços, onde um grupo de pessoas que tem em comum este interesse pela aquisição participam de grupos que tem como objetivo formar uma poupança para a aquisição dos mesmos.

Para a formação desses grupos é preciso ter uma Administradora de Consórcios e a mesma precisa ser autorizada e fiscalilzada pelo Banco Central do Brasil. Por isso é muito importante que antes de participar de um consórcio verificar se o mesmo tem autorização do Banco Central para funcionar.

PUBLICIDADE

Como funciona um consórcio

Agora que você já sabe o que é um consórcio, iremos te explicar como funciona um consórcio para que você entenda todas as etapas desse modelo de aquisição de bens que tem cada vez se tornado mais comum para que as pessoas consigam adquirir seus bens.

  • Administradora do Consórcio

Para participar de um consórcio a pessoa interessada deve procurar uma administradora credenciada pelo banco central para a aquisição do bem desejado.  O cotista deve se atentar ao prazo que será escolhido, as condições de sorteio e lance, assim como também o valor das parcelas.

  • Cota

A cota é em resumo a parte que cada participante do consórcio tem, e é com esta cota que os membros do consórcio participam dos sorteios e lances realizados mensalmente com a chance de serem contemplados.

  • Sorteio e Lance

As admistradoras de consórcios realizam todos os meses as assembléias onde saem os contemplados no referente mês para a aquisição do bem. Por isso fique atento a adesão do seu consórcio para saber a quantidade de sorteados mensalmente por lance e por sorteio.

  • Contemplação

Este é o momento mais aguardado por todos que participam de consórcios. A contemplação se dá quando o cotista é sorteado na assembléia ou quando ele dá o maior lance entre os cotistas e tem o direito de receber a carta de crédito para a aquisição do bem.

Sempre lembrando que o cotista que for contemplado tem que seguir as exigências da Administradora para a aquisição do bem, por isso é muito importante a se atentar a todos esses detalhes antes de assinar um plano de consórcio, principalmente quando se trata de um consórcio da casa própria.

Como funciona o Consórcio da casa própria

 O consórcio da casa própria assim como os demais tipos de consórcio, onde uma Administradora gerencia o consórcio, tem-se os cotistas e as assembléias para os sorteio e recebimentos dos lances para contemplação dos participantes do consórcio com as regras previamente estabelecidas.

Em alguns consórcios os participantes podem usar o saldo do FGTS para ofertar lances e assim possa conseguir adquirir a carta de crédito de uma maneira mais rápida. Verifique antes de fazer parte de um consórcio da casa própria se o consórcio que pretende participar aceita essa condição.

Vantagens e Desvantagens do Consórcio da casa própria

Uma das grandes vantagens do consórcio da casa própria é que não ocorre nessa modalidade a incidência de juros e também o IOF geralmente presente em operações de financiamento.  Para os consórcios no lugar da taxa de juros existe uma taxa de administração que costuma ser bem menor que a taxa de juros cobrada pelos bancos.

Outra vantagem do consórcio da casa própria é que não é necessário dar entradas, o participante pode ir pagando suas parcelas e ir ofertando os lances e também ir participando dos sorteios. Caso seu lance seja o que de direito a contemplação ou o cotista tenha a sorte de ser sorteado nas assembléias já pode prosseguir para pegar sua carta de crédito e adquirir o tão sonhado imóvel.

Como desvantagem do consórcio podemos citar que as vezes pode demorar para o participante consiga pegar sua carta de crédito para aquisição do seu imóvel, uma vez que as assembléias acontecem somente uma vez no mês, se o cotista não for sorteado ou seu lance não for o vencedor ele terá que aguardar a próxima assembléia para tentar novamente ser contemplado pela carta de crédito.

Visite nosso Blog para mais posts.